196141.jpg
Ética Empresarial
Texto 1 - "Ética Empresarial" - Osmar Ponchirolli e José Edmilson de Souza Lima (texto em PDF) Publicado pela FAE. Vo. V - Gestão do Capital Humano. Disponível em:
http://www.fae.edu/publicacoes/colecao_gestao.asp#5 . Acesso em: 23/03/2011.


Caros Alunos e Alunas,

neste espaço vamos discutir e criar, conjunta e colaborativamente, um texto sobre o tema "Ética Empresarial". Este texto que vamos construir, terá por base as leituras (utilize técnicas de leitura) sugeridas em sala. A primeira já está disponível acima.

Além do texto de apoio disponiblizado no link acima, você poderá usar também suas anotações do filme "Obrigado por fumar" (assistido em sala), os textos do Robert Henry Srour (livro na Biblioteca) e o livro da Patricia Ashley (também na biblioteca). Também pode fazer uso das anotações da Palestra proferida por mim no dia 22 de março em sala.



DATA FINAL PARA CONCLUSÃO DAS PARTICIPAÇÕES NO WIKI É DIA 10 DE ABRIL DE 2011 ÀS 23:59.



Inicie o texto destacando as idéias principais do autor, (ou autores), ou um enunciado (conceito/afirmação). Na continuidade, um próximo colega irá continuar o texto, podendo, se desejar, editar o texto do colega incluindo links ou imagens que dêem maior significado à contribuição dos colegas.

ATENÇÃO: Não se trata de fazer comentários aos posts dos colegas, mas sim de ESCREVEREMOS COLABORATIVAMENTE UM TEXTO. Portanto, faça a sa parte, edite, refaça, aumente o texto que eu já iniciei aqui.

Falar de ética é o mesmo que comentar sobre os princípios básicos que existem para discilplinar os costumes de uma empresa e dos funcionários. O ideal é de que cada empresa tenha seus princípios éticos para que se possa criar um clima organizacional. Uma empresa que não é ética com sua equipe não será ética com seus clientes, pois não existe meia democracia nem existe ninguem meio ético. (Kelly Rocha - 2021220)

A Ética Empresarial, tem haver com ética profissional, ética das organizações, diz respeito a questões morais, questões de caráter, sendo este um fator muito importante para o crescimento de uma instituição. As empresas de hoje em dia, estão percebendo o quanto é necessário utilizar da ética para a criação de novos relacionamentos com o publico, facilitando assim a expansão dos seus negócios. Como foi citado no texto, não há empresa, hoje em dia, que não escolha tratar a ética empresarial como uma aliada no processo de expansão, sendo importante ressaltar que haverá um beneficiamento de toda a sociedade através da ética aplicada dentro da empresa. Sendo assim, se a empresa escolher agir dentro dos padrões éticos ela só tende a crescer, havendo uma melhora desde a sua parte estrutural, até a parte que diz respeito aos membros que a constituem. (LÍVIA DOS SANTOS/ 2021895)


O termo "Ética", (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento), é o ramo da filosofia que estuda as morais vigentes em determinado grupamento social. Segundo Srour (2003, p. 16) "a ética estuda os fenômenos morais e, mais especificamente, a morais históricas, os códigos de normas que regulam as relações e as condutas dos agentes sociais".

A ética empresarial tem haver com responsabilidade, moral, caráter, profissionalismo e dedicação. È ela que assegura a sobrevivência e a reputação de uma organização, e consequentemente seus bons resultados. A cada dia que passa, os líderes das organizações estão percebendo o quão importante uma ética bem aplicada pode beneficiar a empresa e seus funcionários. Ao nos posicionarmos éticamente, estamos nos colocando quanto aos nossos valores pessoais, tendo por base as influências que recebemos no contexto em que vivemos. (RENATA LESSA-2021664)

A ética empresarial como a educação do nosso caráter,temperamento ou vontade pela razão,em busca de uma vida justa,bela e feliz,que estamos destinados por natureza.Traduzindo o processo consciente ou intuitivo que nos ajuda a escolher entre o vício ou virtudes,entre bem e o mal,,entre o justo e injusto.É a predisposição habituale firme,fundamentadas na inteligência a na vontade de fazer o bem ser ético portanto,e buscar sempre o bem,combateu vícios e fraquezas cultivar virtudes proteger e preservar a vida e na natureza(CAMILA BRAGA2021557)

Ética é a ciência da conduta. Todas as pessoas possuem um senso ético e estão sempre avaliando e julgando suas ações, que também envolve outras pessoas. Ética empresaria por sua vez é a conduta, o valor, a reputação seguido por uma empresa que garante sua sobrevivencia e bons resultados e por isso as organizações estão percebendo a necessidade de usar a etica para ter uma boa imagem junto a sua marca.

Como no filme Obrigado por fumar, paramos para refletir como agir quando o produto que vendemos ou lugar que trabalhamos prejudica alguém ou faz algo de errado, devemos associar nossa imagem a falta de ética da organização porque temos que trabalhar ou usar nossa ética profissional e reverter esta situação. (RAFAELA QUEIROZ, 2021439)

Falar de ética é muito complexo, porque ser ético para um, pode não ser para outro.Envolve atitudes coerentes que estão ligados a princípios referente a moral ética de cada um.Quando se fala em Ética Empresarial a complexidade é ainda maior porque envolve também a parte profissional que está ligado a individualidade das pessoas em questão. A questão é: que atitude tomar na hora h .A atitude a ser tomada sempre é ,se colocar sempre no lugar do outro; antes de tomar qualquer atitude.Ter ética em seu ambiente de trabalho é: ser justo, ser honesto ,ser prudente ,ter respeito com o outro, ser sincero,ter resposabilidade e acima de tudo ser você mesmo.( Suely Assis Barbosa- 2022368)

Atualmente, como foi dito acima, ética tem sido relacionada a expansão de negócios, logo, pode-se dizer que é a união do lucro com a educação. Ou seja, é o estudo das finanças da empresa - a parte burocratica, unida a índole de cada um que é saber do que é realmente preciso, saber educar suas vontades, o que seria prioridade e saber respeitar o grupo como um todo. A união desses dois fatores vem resultando em sucesso às empresas. A Ética Empresarial não é apenas enteder o conceito, e sim pôr em prática, pois é o agir que define a moral de cada empresa, e não só o ramo de pessoa jurídica, é um julgamento até a pessoa física - pois a empresa é composta das atividades feitas em grupo. Em razão disso a liderança é primordial, pois quem sabe liderar, sabe como interarir, como incentivar, e assim existe a organização e a união mostra bem o caráter da empresa. (Camila Gonçalves Pires - 2022460)

Ética é uma filosofia que tenta entender o que é justo, avaliando o que é certo ou errado que serve para haver um funcionamento social adequado. Ela é formada de acordo com culturas e seus valores, com isso vale lembrar que o que é ético para uma certa sociedade pode não ser para outra.
A presença de ética dentro das empresas costuma gerar melhorias em seus resultados. A aberta definição da missão, visão e princípios da organização e líderes que reconheçam seus funcionários, permitindo-os que façam parte do processo decisório, ou de uma comemoração do sucesso já motiva esses empregados e prova que o ambiente ético empresarial não é favorável apenas para aqueles que ali trabalham, mas também para o futuro da organização, inclusive para a obtenção do almejado sucesso. (FERNNANDA STUMBO CAETANO - Mat:2022206 - E-mail: nnanda.caetano@gmail.com).

A ética surge dentro de nós a partir de nossas experiências no mundo, e possui uma relação direta com os conceitos de bem e mal, correto e incorreto. Ao nos posicionarmos eticamente estamos mostrando nossos valores pessoais, adquiridos a partir das influências que recebemos do contexto em que vivemos. Geralmente as pessoas, inconscientemente convivem com duas éticas: a individual como pessoa e a empresarial, no desempenho de suas funções. O filme obrigado por fumar exibe vários exemplos de falta de ética nas organizações como um protagonista que defende uma industria extremamente nociva as pessoas, e o ex-garoto da propaganda da Malboro que esta com câncer e aceita dinheiro em troca de silencio. Enfim são atitudes que são totalmente incoerentes no que se diz a respeito da ética nas organizações.( TAMIRIS CANUTO MARTINS MAT-2021358)


O conceito de ética tem ligação à muitos fatores culturais de cada sociedade (e às vezes duvidosos). No filme “Obrigado por fumar” (Do original “Thank You For Smoking” – Direção: Jason Reitman, Fox Films), é apresentada a história de Nick Naylor (Aaron Eckhart), que é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Não que este indivíduo anteriormente citado seja à favor da venda de cigarros, ou até mesmo contra; Para manter seu emprego, ele precisa fazer o que muitas pessoas acreditam ser “falta de ética” e vender seu produto, defendendo-se brilhantemente das mesmas, e mostrando a todos como a sociedade (com toda sua gama de conceitos), pode ser hipócrita. (Lucas Silva Lambert – 2021491)


A Ética está sendo cada vez mais questionada no ambiente profissional, até que ponto o caráter e a moral das pessoas vem sendo questionada por causa de alguns produtos e regras que temos que seguir no ambiente de trabalho .No filme Obrigado por fumar o ator principal tenta a todo custo convencer as pessoas que o cigarro não faz mal a saúde,sendo quase morto por causa disso. Será que realmente vale a pena passar por cima do nosso caráter para alcançar alguns objetivos profissionais? (Valesca Tavares Pessoa Souza - 2021710)


Ética Empresarial.CRÍTICA Em 1111.JPGalguns momentos certos executivos são criticados por não querer cumprir certas regras da empresa, ou algum trabalho que lhe foi imposto, e o mesmo acaba sendo julgado, por não “dar o sangue” pela empresa, porém devemos observar criticamente, se, o que ele se recusou a fazer, era algo que feria sua ética como profissional e como pessoa. Devemos ver que este indivíduo não é um excêntrico que apenas decidiu que não faria algo pela empresa, ele somente pesou sua moral versus o que a empresa lhe atribui como dever, e julgou isto como anti-ético. O que certamente muitos pela ganância não fazem. Como pudemos observar no filme, o protagonista mesmo sabendo que toda sua proposta de trabalho feria toda a ética de uma pessoa o mesmo fazia seu trabalho com a mais completa excelência, sua gana por ser o melhor e ser muito bem remunerado não lhe impedia de promover algo que matava milhares de pessoas. (CARLA VEIGA 2021286)

Ao falar sobre ética, muito assunto fica deturpado dentro desse tema.Por exemplo, no filme"OBRIGADO POR FUMAR", vemos o protagonista em uma situação, em uma certa cena, onde o mesmo recebendo ordens de seu superior suborna um antigo funcionário de sua empresa, para que o mesmo não denunciasse a empresa, sendo essa uma atitude questionável de ética. Ao receber e obedecer essa ordem, o mesmo acha que essa atitude teria uma ética profissional, já que " apenas fez o seu trabalho", porém a ética empresarial visa preocupação com o que é certo e errado, com o que é aceitável do que é inaceitável. Deve-se consultar a consciência antes de tomar atitudes consideradas anti-éticas dentro da empresa, mesmo sendo ordens recebidas de seu superior ou não, afinal sobre os valores pessoais e profissionais, cada um sabe do seu, correto? (Diva Freire 2021217)

A visão que tinha sobre ÉTICA se desenvolveu após o engresso na universidade, ser ético se confundia em ter ética mas apartir de então o meu orizonte se abriu e pude perceber que em todas as situacões que passamos em nossas vidas, tomamos atitudes que nos leva a decisões corretas ou não.Temos que ser coerentes conosco e com a pessoa na qual vamos atigir( BENEFICIAR).Será que sempre tomamos esse tipo de ATITUDE? (SUELY BARBOSA-2022368)

Ética empresarial - Através de seus comportamentos organizacionais, empresas buscam em seu conjunto de valores, ficar cada dia mais voltado à responsabilidade social e com isso aumentar a preocupação com o bem estar de seus colaboradores. Suas idéias estão voltadas com a preocupação entre o certo e o errado de cada colaborador que ingressa na empresa. Algumas práticas empresariais podem comprometer a imagem da organização e com isso atrapalhar o relacionamento entre funcionários e clientes. No intuito de conseguir a satisfação dos clientes, algumas empresas utilizam a ética empresarial para assegurar os bons resultados com a criação de seu próprio código de ética e a utilização dos valores éticos. (ROBERTA DE MEDEIROS CORREIA - 2021714)

O código de ética criado dentro das organizações tem como objetivo orientar as ações e tormar algumas decisões no intuito de preservar a postura social da empresa em relação aos seus diferentes públicos. Sua forma de atuação no mercado parte dos princípios morais, tais como visão e missão. O valores éticos têm a finalidade de auxiliar e tomar algumas decisões de acordo com os princípios onde seus colaboradores devem saber o que desejam e esperam da organização, pois da mesma forma as organizações buscam ter um ambiente de trabalho bem mais agradável e com ética. (CARLOS ROBERTO F. ARAUJO - 2021566)

Geralmente o termo ética é confundido com moral e vice versa, porém a diferença básica é que a moral reúne um conjunto de diretrizes impostas pelo próprio indivíduo, já na ética essas regras são impostas pelo meio em que o indivíduo vive. Na empresa, por exemplo, essas regras éticas são fundamentais para o seu bom funcionamento, já que os conceitos serão pré estabelecidos, havendo então a necessidade de que todos se enquadrem num mesmo contexto, onde todos os deveres e direitos deverão ser respeitados por todos. Na grande maioria das vezes os números confirmam a importância do uso dessas regras, com aumento significativo da produção e consequentemente dos lucros. No início final da década de 90 a empresa Niko Farmacêutica implantou seu código de ética, menos de um ano após sua implementação seus lucros subiram de forma considerável. Uma meta estipulada em dezembro de 1998, foi batida em meados do mês de março, seus empregados confirmaram que após a implementação do código, todos passaram a trabalhar de maneira uniforme, gerando uma unificação e maiores lucros para a mesma. ( Arycia Araujo Lopes – 2021711 )

A Ética, dependendo da visão de cada um, pode ser o certo que para muitos é o errado. A partir da nossa personalidade e princípios é que teremos a visão do que é ético ou não, só então traçaremos nossas decisões pessoais e profissionais. Tratando de decisões profissionais devemos pensar no coletivo buscando nossas metas sem usar métodos que atinjam de maneira negativa os profissionais diretamente ligados a sua decisão. Uma questão muito abordada na ética profissional é a pergunta: "O fim justifica os meios?" A partir deste questionamento refletimos sobre nossas atitudes e decisões. No filme " Obrigado por Fumar" vimos um profissional que defende na sua profissão um mal que assola a sociedade de maneira silenciosa, mas por outro lado traz receita para os seus exploradores. O personagem principal defende o uso do cigarro, a sua função era mostrar a sociedade e aos orgãos que aboliam a indústria do fumo, que seus males não são diretamente responsáveis pelas mortes que eram associadas ao cigarro. (Rogério Bezerra - 2021722)

Ética
Ética é tudo aquilo que consideramos correto, que vivemos e defendemos e, tem como referencial o respeito ao outro, o que ele vive, cada um deve pensar de certa forma em conviver e trocar experiências, participando ativamente do processo social envolvendo indivíduos de diferentes lugares. A palavra ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento". Ela debruça-se sobre valores como a justiça, igualdade, liberdade, patriotismo e alguns conceitos como o direito e o dever, que podem ter influência nas nossas ações.
Existem muitas teorias que argumentam e discutem sobre a ética; expondo a todos os momentos situações que tragam profundas reflexões a fim de se estabelecer um conceito, mas cada um a define, neste sentido se a filosofia, a psicologia, a teologia, diante de pensadores de acordo com sua compreensão de mundo, reprimidos e, somente mais tarde é que estes irão conseguir a verdadeira compreensão das suas formas de expressão, por conta da evolução social e cultural que agora se manifestará, alguns pensadores por sua vez já buscavam relacionar teoria e pratica na tentativa de alcançar quem sabe, a verdade absoluta sobre determinados assuntos, sempre esbarrando em algo maior, numa fundamentação além, ditos do próprio Jesus cristo. A bíblia relata que Jesus aqui na terra foi: amoroso, paciente, fiel, justo, reto, é possível ser perfeito?, a ética pela sua abrangência, revela que seus próprios argumentos tornam-se vazios para tão ampla abrangência; o espaço físico e mental não consegue comportar discussões tão vastas. ( Rodrigo Rosa - 2021401)

A ética empresarial não é uma questão de conveniência, e sim uma condição necessária para a sobrevivência dentro de uma organização, pois ela é de grande valor. A falta dos valores morais é o pior dos males que podem afligir toda uma estrutura social. " Ser ético não significa conduzir-se eticamente quando for necessário e sim o tempo todo". ( ALINE MATIAS - 2021470)


A Ética Empresarial é o princípio da transformação no contexto global, atuando com algumas chaves de ação para acompanhar de forma eficiente e rápida ajudando a sociedade a constituir um imperativo categórico, tendo como maior desafio para empresa.
Vencendo ai a aparente contradição entre o crescimento e a sobrevivência, não esquecendo a humanização do trabalho trazendo a dignidade das pessoas com o reconhecimento, socialmente, líder na sociedade onde é inserida.
Junto com a constatação podemos analisar que a sociedade vem tentando, mas sem prestigio abaixar as diferenças sociais e na solução de um processo de crescimento da exclusão não só na parte econômica, mas na possibilidade na forma de trabalho, nos conhecimentos, ai sim terá uma sociedade melhor. Wendel Dantas (2021717)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Etica Empresárial é definida por uma serie de valores e princípios individuias, que juntos chegam ao senso em comum de contextualizar o comportamento de cada cidadão diante da sociedade ou dentro dentro de uma organização. Etica pode ser tambem um valor em que o cidadão diferencia o certo do errado, bom do mal e como ela irá se relacionar diante de determinadas situações em que esses valores serão questionados. A etica empresarial pode ser obsevada atravez de atitudes como a resposabilidade social, a procupação de uma organização com o ambiente interno e externo, ou seja, o bem estar dos empregados e da sociedade em geral. (Rafael Mansera - 2021226)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ética é o bom comportamento que seguimos nos guiando a partir de nossa consciência, muito influenciada por nossa cultura e personalidade. Não existe regras que ditem qual atitude tomar em determinadas situações, levamos em conta apenas nossos princípios morais, sempre visando o melhor caminho. A Ética deve ser aplicada em todas as áreas que convivemos, para que assim exista respeito entre os indivíduos. No ambiente de trabalho temos a ética empresarial, que foi abordada no filme "Obrigado por Fumar". O personagem principal do filme utiliza de princípios “anti éticos” para defender a empresa pelo qual trabalha, indo contra o bem estar das pessoas. Isso levanta um questionamento: qual foi o critério utilizado pelo personagem para levar as pessoas à acreditarem que o fumo não seria tão nocivo? Ética? (REBECA PITTA - 2021723)


Como no filme que foi passado em sala de aula, "Obrigado por fumar", o personagem tenta a todo custo vender o produto que sua empresa trabalha, mesmo ele sabendo que aquilo não faz bem a saúde, mas com o seu modo de falar, mesmo que vá contra a alguns princípios, ele consegue convecer as pessoas que aquilo "é benéfico" e para os "viciados" em cigarro, que podem continuar no seu vício sem problemas. A sua Ética Empresarial, se resume, em trazer lucros e expansões pra sua empresa, pois automáticamente terá seu emprego garantido,mesmo sendo com qualquer outro produto diferente de cigarro ou não, o personagem faria a mesma coisa, pois tem que garantir a sua estabilidade, mesmo de uma forma errada. (Carolina Santana - 2021796)


Ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos seres humanos dentro de uma sociedade tendo como princípios básicos o comportamento e as formas de vida através da realização onde predomina o bem. Sendo esse comportamento de regras de uma própria cultura. Se enterlaça com a ética empresarial a partir do momento em que pode ser considerada um fatorimportantissimo para a sobrevivência das redes empresarias, tendo como consequência os bons resultados obtidos por meio da ética empresarial. (Juliana dos Santos -2021804)



Sendo a ética a ciência que estuda o comportamento moral dos seres humanos dentro de uma sociedade(...), podemos compreender que no filme "Obrigado por Fumar" o ator principal vivia um grande dilema entre os seus princípios e aquilo que ele deveria fazer para garantir o seu emprego, que era a venda de cigarros. Traçando um paralelo entre o tema ética/filme e as nossas vidas nos deparamos com ínumeras situações em que os nossos princípios são postos à prova em razão de alguma cirscustância. Mesmo parecendo piegas, valem os nossos princípios, pois estes nunca devem ser corrompidos em favor de algo/alguém. (Felipe de Almeida - 2


Basicamente ética consiste no bom senso das pessoas tendo por objetivo facilitar a relação entre elas, mantendo como base principal a moral contida dentro dos bons costumes. O filme ''obrigado por fumar'' trás consigo uma series de fatores ligados a ética, sendo eles eticamente incorretos , onde o protagonista, é um ser completamente desrespeitoso pois só visava ao seu benefício próprio embasado em sua empresa, onde ela obteria lucros, passando por cima de toda moral e bons costumes contidos na sociedade. (Bruno Tavares - 2021473)


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ética: A ética relaciona-se diretamente com os juízos morais. As empresas que possuem seus códigos de conduta, numa demonstração a sociedade sobre seus pressupostos éticos. A empresa tem sido entendida, doutrinariamente, como uma atividade econômica organizada, exercida profissionalmente pelo empresário, através do estabelecimento. Para um melhor entendimento uma empresa é uma organização particular, governamental, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de obter lucros. Ética empresarial diz respeito a regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas.
O filme propicia uma reflexão e um interessante debate sobre a situação de gerentes e empregados que trabalham em organizações como é retratada no filme. Ele aborda temas relacionados com alianças, ética corporativa, fidelidade à empresa, liberalidade, meio ambiente, negociação, raciocínio, relacionamento entre pais e filhos, responsabilidade social e valores. (Leonardo Soliño France - 2021675)

___

Ética consiste em alguns princípios para qua haja uma boa convivência, tanto no ambito profissional, como no pessoal. Podemos observar que a grande maioria das empresas apresentam um código de ética, pois entendem sua importância de ditar uma conduta de modo que os seus funcionários respeitem-se, respeitem o ambiente de trabalho e o serviço prestado. No filme " Obrigado por Fumar" mostra o dilema do ator principal entre fazer o certo e o errado, demonstrando que apesar de ser necessário que uma empresa lucre é necessário que exista um código de ética que direcione os funcionários e a empresa em suas ações. (Vinicius Brito da Silva - 2021719)


Ética significa costume, maneira de agir, índole. A ética pode ser entendida como a ciência voltada para o estudo filosófico da ação e conduta humana, considerada em conformidade ou não com a reta razão.
A ética e a moral podem ser tratadas com um mesmo sentido, substancialmente idêntico, como ciência prática que tende a procurar pura e simplesmente o bem do homem.
A ética empresarial está relacionada ao estudo de comportamento das pessoas nas organizações com base na cultura organizacional. Portanto, ela envolve a identificação dos valores praticados por toda organização a partir do topo, ou seja, da alta administração.
Ética Empresarial é o conjunto de ética adotada pela empresa. Uma empresa que não remunera bem seus funcionários, que faz propagandas enganosas dos seus produtos, que fixa preços desleais entre outros, não é uma empresa que tem postura ética. Sem ética nos negócios, não há responsabilidade social, já que empresa que quer investir em projetos sociais deve seguir uma linha de coerência entre ação e discurso.
(Thiago Martins da Silva - 2021389)